No dia 24 de março, o Japão recebe o presidente do Brasil Luiz InÁcio Lula da Silva, para uma visita oficial de quatro dias. A visita coincide com o 130º aniversÁrio do estabelecimento de relações diplomÁticas entre Japão e Brasil (Ano do Intercâmbio da Amizade Japão-Brasil). Ela destaca a crescente importância e sofisticação das relações bilaterais para ambos os países.
Esta é a quarta visita de Lula ao Japão como presidente do Brasil. Acompanhando-o, estão a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e uma comitiva de cerca de 100 líderes empresariais e autoridades do governo brasileiro.
Os vínculos humanos de longa data entre Japão e Brasil reforçam a camaradagem que está no cerne das relações bilaterais. Cerca de 2,7 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil, e o Japão é o lar da quinta maior comunidade de brasileiros expatriados, com mais de 210 mil residentes. O primeiro-ministro do Japão Ishiba Shigeru e o presidente Lula se apoiarão nessa camaradagem para negociar o progresso nas relações bilaterais dos dois países. Da mesma forma, os líderes brasileiros da comitiva do presidente Lula irão cultivar pontos em comum com seus colegas japoneses.
“O esforço e a contribuição dos descendentes de japoneses ao longo dos anos cultivaram na sociedade brasileira um sentimento de confiança e afinidade com o Japão. Essa boa impressão conferiu uma vantagem significativa às empresas japonesas na realização de negócios no Brasil”, afirma Yasunaga Tatsuo, presidente do Conselho Econômico Japão-Brasil e do conselho da companhia comercial Mitsui & Co. “Esperamos que essa imagem também motive os brasileiros a buscar oportunidades de trabalho no Japão, que enfrenta desafios com o declínio e envelhecimento de sua população.”
Yasunaga acrescenta que o Brasil é um parceiro especialmente atrativo para o Japão devido à sua liderança em energia renovável e descarbonização. Aqui estão quatro exemplos de projetos especialmente interessantes em que parceiros japoneses e brasileiros estão desbravando fronteiras verdes juntos nos setores de aviação, alumínio, produtos químicos e fertilizantes.
O presidente do Brasil Lula e o primeiro-ministro do Japão Ishiba Shigeru na cúpula do G20 Rio de Janeiro em novembro de 2024.